Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Castela tweedii Planch. EN

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 21-09-2012

Criterio: B2ab(iii)

Avaliador:

Revisor: Tainan Messina

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG:

Especialista(s):


Justificativa

Espécie arbustiva, restrita às matas ciliares da região Sul. Descrita em 1846, não é endêmica do Brasil. No País, tem baixa frequência de coleta a partir de 1968. Foram identificadas de quatro a cinco situações de ameaça, com ocorrências disjuntas. É ameaçada pelo declínio do hábitat, pois os solos das matas às margens de rios são historicamente cobiçados pela agricultura, conversão essa que tem sido favorecida pela reforma do código florestal.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Castela tweedii Planch.;

Família: Simaroubaceae

Sinônimos:

  • > Castela alaternifolia ;

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

Nome popular: "romãzeirinha" (Pirani; Wayt Thomas, 2012).

Distribuição

Não endêmica do Brasil, ocorrendo na região Sul (Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul) (Pirani; Wayt Thomas, 2012) e Mato Grosso do Sul.

Ecologia

Arbusto 1,5 a 4 m alt, com espinhos, em matas ciliares (Pirani, 1997)

Ameaças

1 Habitat Loss/Degradation (human induced)
Detalhes As matas ciliares, vegetação que fica às margens de rios, córregos, lagos, represas e nascentes, são protegidas por lei, na forma de áreas de preservação permanentes pelo Código Florestal. No entanto, na reforma do Novo Código Florestal, sob forte apoio da bancada ruralista, a faixa destinada ao longo dos rios tem sido reduzida, assim como a exigência de recuperação. Isso tem colocado em risco um ambiente que já vem sendo historicamente degradado pela agricultura.

Ações de conservação

1.2.2.3 Sub-national level
Situação: on going
Observações: "Vulnerável" (VU), segundo a Lista vermelha da flora do Rio Grande do Sul (CONSEMA-RS, 2002).

Referências

- PIRANI, J.R.; WAYT THOMAS, W. Simaroubaceae in Lista de Espécies da Flora do Brasil, Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2012/FB014542>.

- CRONQUIST, A. Studies in the Simaroubaceae, I. The Genus Castela. J. Arnold Arboretum, v. 25, p. 122-128, 1944.

- PIRANI, J.R. Simaroubáceas. In: REITZ, R.; REIS, A. Flora Ilustrada Catarinense. Herbário Barbosa Rodrigues, Itajaí, 1997.

- CONSELHO ESTADUAL DO MEIO AMBIENTE, RIO GRANDE DO SUL. Decreto estadual CONSEMA n. 42.099 de 31 de dezembro de 2002. Declara as espécies da flora nativa ameaçadas de extinção no estado do Rio Grande do Sul e da outras providências, Palácio Piratini, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, 31 dez. 2002, 2002.

Como citar

CNCFlora. Castela tweedii in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Castela tweedii>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 21/09/2012 - 17:11:37